II Encontro(s) cidadania e responsabilidade socio ambiental - Ponto(s) de vista de quem participou
«Após as magníficas comunicações proferidas nestes “II Encontros de cidadania e responsabilidade socio ambiental”, foi claramente transmitido que existem diferentes modos de encarar e compreender os temas de partida destes encontros: ambiente, responsabilidade e cidadania. Todas as comunicações foram bastante importantes no que respeita à transmissão de conhecimentos e informações relativamente aos temas que cada um dos comunicadores se propunha debater.»
(Isabel Cristina Dias Simões - Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim)
«Temas tão diversos, quanto complementares, foram apresentados e integrados de forma específica mas ao mesmo tempo demonstrando as inter-relações entre eles possibilitando um enriquecimento pessoal e profissional o que implicou a autorreflexão que se traduzirá na aplicação destas temáticas nas práticas pedagógicas. (…) é cada vez mais premente um conhecimento global e holístico do nosso meio sociocultural tendo por base uma conduta de ética e valores para, assim, melhor o conhecer, proteger e valorizar. Esta deverá ser uma missão enquanto professores e educadores!»
(Helena Maria Duarte da Fonseca Alves - Agrupamento de Escolas de Arganil)
«Sempre foi uma preocupação proporcionar aos meus discentes uma educação em cidadania, visando desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores necessários, para que tenham, ao longo da sua vida, um papel dinâmico e ativo na comunidade em que se inserem.»
(Carla Manuela dos Santos Carvalho - Agrupamento de Escolas de Góis)
«Desta forma, penso que todos os intervenientes no processo de aprendizagem nas escolas têm um papel fulcral para atingir esses propósitos, junto da população escolar, por forma a atingir uma melhoria assinalável nos próximos anos da qualidade e defesa do nosso ambiente natural. Este tipo de formação vem alertar e agitar a consciência dos professores envolvidos e foi muito positiva, esperando que se repita durante muitos anos, com o mesmo sucesso.»
(Paulo Jorge Martins Sequeira - Agrupamento de Escolas da Pampilhosa da Serra)
«A Ética tem a ver com a nossa relação com os outros e os recursos naturais pertencem a todos, incluindo àqueles que virão, no futuro, deles usufruir. Assim, a relação que temos com o meio ambiente repercute-se na relação que temos com os outros. O tema do meio ambiente é, pois, incontornável na reflexão ética. Escolhi este tema porque é necessário que na escola, de forma transversal, se reflita sobre este problema global. Após o dramático desastre de Chernobil que, pessoalmente, me despertou de modo radical para as questões ambientais, passei a integrar na minha prática letiva a reflexão sobre este tema.»
(Maria da Graça Morgado Veloso Pratas - Escola Secundária José Falcão)
«Ser professor, hoje, é contribuir para construção do conhecimento dos indivíduos, respeitando a sua maneira de ser, pensar e agir. Contribuir para abrir portas para uma educação que incentive o respeito por todos e cada um, valorizando o prazer de aprender e o aprender com sentido(s) e valores.»
(Margarida Maria Calvário Antunes - Agrupamento de Escolas de Tábua)
«Começo por referir que depois de terminar esta ação não me transformei noutra pessoa, no entanto reconheço que se calhar sou um cidadão diferente. Estou mais rico, sempre que tenho oportunidade de escutar e comunicar com pessoas da dimensão de alguns dos formadores noto em mim transformações.»
(Alberto Jorge de Almeida Pereira - Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital)
eu...e as formações realizadas
Encontros
Cidadania e responsabilidade socio ambiental
Cidadania e responsabilidade socio ambiental (II)
Cidadania e responsabilidade socio ambiental (III)
Cidadania e responsabilidade socio ambiental (IV)
Cidadania e responsabilidade socio ambiental (V)
Ciclo de Conferências
Línguas cruzam fronteiras (II)
Línguas cruzam fronteiras (III)
Colóquio Ensino Especial