Espaço de comunicação de ideias e de práticas. Incentivo ao diálogo, à reflexão crítica sobre temas inter e transdisciplinares. Divulgação de artigos, acontecimentos, atividades de formação organizadas pelo CFAE e escolas associadas.
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Eu... e as formações realizadas...

“A Hora da Controvérsia – Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária”

O Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior, em parceria com a Dueceira/GAL-ElOZ, levou a cabo a Oficina de Formação denominada “A Hora da Controvérsia – Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária”. As ações foram ministradas pelo Dr. Pedro Coimbra, licenciado em Ciências da Educação e com o curso de especialização em Educação e Desenvolvimento Social e teve como objetivos gerais reforçar uma atitude coletiva ativa através da promoção da solidariedade, do desenvolvimento local e sustentável, da cidadania e da educação; concretizar conteúdos e atividades que permitam auxiliar os docentes na ação educativa; e, por último, possibilitar o aumento das estratégias de ação, incrementando as competências dos agentes educativos.

As sessões decorreram na sede do Agrupamento de Escolas Escalada, na Pampilhosa da Serra, entre os meses de março e maio de 2010, nas quais participaram 22 formandos daquele agrupamento. Dado o sucesso obtido, realizou-se no mesmo local outra ação entre janeiro e
maio de 2011, no qual participaram 12 formandos do mesmo agrupamento. Esta oficina assumiu um modelo de formação em alternância o qual combinou encontros presenciais com a publicação de conteúdos numa plataforma eletrónica Dokeos formatada para esta ação de formação. Esta ação teve a duração de 30 horas as quais se dividiram em 15 horas presenciais (divididas em 5 sessões de 3 horas cada uma) e 15 horas de trabalho autónomo, nas quais ao nível dos conteúdos foram abordados os temas Cidadania, Solidariedade e Desenvolvimento Local e Sustentável.

A primeira sessão consistiu na apresentação de um breve enquadramento da ação baseada na implementação do projeto levado a cabo pela Dueceira/GAL-ELOZ no período de 2006 a 2008 para a comunidade escolar do seu território de intervenção, entre os quais se incluem o concelho da Pampilhosa da Serra. A sua base de intervenção visou as disciplinas de área de projeto, área de integração, formação cívica, trabalhos oficinais entre outras que visam a implementação de projetos para a comunidade, assunção de valores cívicos entre outros. Esta primeira sessão também visou uma
apresentação da plataforma Web Dokeos e das suas funcionalidades de forma a ser possível a gestão e distribuição dos conteúdos on-line bem como a entrega de todo o trabalho a realizar pelo formando. Já na segunda sessão foi abordada a temática da Cidadania consistindo no fortalecimento de reações comportamentais perante os outros, a cooperação do grupo, reflexão sobre a comunidade escolar para uma participação cívica ativa e promoção da assunção de atitudes individuais e grupais. Seguiu-se a sessão dedicada à Solidariedade consistindo no reconhecimento de práticas solidárias através da ação diária de personalidades e/ou entidades e a construção de um projeto solidário. Na 4ª sessão foi abordada a temática do Desenvolvimento Local e Sustentável, visando construir e apreender este conceito, proporcionar o reconhecimento do território entre a serra da Lousã e o rio Zêzere: os seus concelhos e os seus elementos de identidade. Pelo que a última sessão foi dedicada à avaliação, através da apresentação dos projetos individuais, auto e hetero-avaliação e da própria avaliação da ação na sua globalidade.

De todas as atividades praticadas no decurso da ação, várias mereceram enorme destaque por parte dos formandos, desde “Jogo dos Rótulos”, “Jogo das Palhinhas”, “A Nossa Escola”, “Observatório da Solidariedade”, “Metodologia de Projeto”, “Entre LOusã e Zêzere”, “Toalha Redonda”, à construção do “Projeto de Turma”.

No final d’ “A Hora da Controvérsia” fez-se uma avaliação muito positiva pelo impacto que causou nos formandos, observado através dos seus depoimentos na última sessão, assim como pelos excelentes trabalhos escritos realizados, sustentados numa panóplia de atividades diversificadas, os quais foram partilhados junto dos colegas igualmente na última sessão da oficina. Estes trabalhos irão decerto servir de manual no exercício dos seus horários letivos, contribuindo para uma melhoria das expectativas da comunidade educativa e fazer desta, uma região mais solidária.

“A Hora da Controvérsia – Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária” tratou-se de uma oficina inovadora que se enquadra numa necessidade cada vez mais sentida de procura constante de novos métodos de ensino que permitem acelerar e motivar corretamente os intervenientes no processo ensino/aprendizagem. Por outro lado, revelou-se um espaço de formação e reflexão com pertinência e de enorme
importância para os docentes e onde a aplicação das metodologias abordadas servirá em múltiplos contextos escolares.

 

Pedro Coimbra, Formador



publicado por cfaeci às 15:19
link da publicação | comentar | favorito

CFAE Coimbra Interior
pesquisar assuntos
 
Maio 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Tema

eu...e as formações realizadas

eventos

projetos

todas as tags

publicações recentes

...

Artigos e Comunicações

Artigos e Comunicações

Eu... e as formações real...

Eventos

Eventos

Eventos

Eu... e as formações real...

Eventos

Eu... e as formações real...

Eu... e as formações real...

Eventos

arquivos

Maio 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Maio 2015

Fevereiro 2015

Junho 2014

Maio 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Julho 2013

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

links
blogs SAPO
subscrever feeds